http://www.slotmachines.us.org/
Moqueca capixaba de Peixe e camarão

Moqueca Capixaba de Peixe com Camarão

A moqueca (termo utilizado no Brasil) é um cozido de peixe e outros frutos do mar com diferentes temperos. Tradicional item da culinária capixaba e baiana, apresentando variações na paraense. Originalmente esse prato é uma variação de pratos tipicamente indígena da costeira do ES e BA.

Falar de moqueca no Espírito Santo é tratar sobre um assunto bastante popular, e os meios de comunicação de massa, em especial, têm contribuído, de maneira ímpar, para sua divulgação. Turista típico não passa por terras capixabas sem degustar o prato, capixaba zeloso tem de saber prepará-lo.

De fato, por meio de uma ampla pesquisa de campo, verificamos a presença da moqueca em 87% dos estabelecimentos comerciais voltados à venda de alimentos na região litorânea do Estado. De norte a sul, a moqueca figura como carro-chefe na grande maioria dos estabelecimentos, com forte apelo identitário, apresentando inclusive o uso de ingredientes bem semelhantes em sua composição, com pequenas variações apenas na forma de preparo.

A moqueca capixaba é muito saborosa e mais leve que a baiana, pois não leva óleo de dendê.

Fonte: Wikipedia

Vamos a nossa receita de Moqueca Capixaba de Peixe com camarão

 

Avaliação da Receita

  • (5 /5)
  • (1 Avaliações)

Instruções

  • 1. Lave o peixe e o camarão separados com o Limão e deixe escorrer
  • 2. Amasse o alho no espremedor de alho e reserve. Corte em cubos 4 tomates e 1 tomate em rodelas Corte em cubos as cebolas e o tempero verde.
  • 3. Em uma vasilha tempere o camarão com sal, colorau, pimenta e azeite. Reserve.
  • 4. Leve ao fogo em uma panela de barro ou de fundo grosso, adicione metade do azeite,o alho e arrume no fundo da panela as rodelas de tomate
  • 5. Em seguida coloque metade dos temperos, uma camada de peixe, temperos, peixe e temperos. Salpique com salsa e coloque o resto do azeite. Tampe a panela e espere o peixe ficar rosado. Adicione o camarão. Deixe cozinhar uns 10 a 15 min semi tampada para a água secar um pouco.

Social

Sobre o Chef

Emília Lobato

Meu nome é Emilia Lobato e moro em São Paulo. Cozinhar é algo que me faz feliz! Se você não estiver familiarizado com o CozinhaTudo, por favor, deixe-me apresentá-lo ...