Sobre nós

Emilia Lobato

Informações sobre o site e as pessoas por traz dele.

O que é o CozinhaTudo

Se você não estiver familiarizado com o CozinhaTudo, por favor, deixe-me apresentá-lo ao site. A primeira coisa que você deve saber é que simplesmente CozinhaTudo é um blog ou um site “pessoal”, criado e mantido por mim, Emilia Lobato. Ao contrário da maioria dos grandes sites de receita que você pode encontrar na Internet, com dezenas de milhares de receitas, CozinhaTudo possui apenas algumas centenas de receitas, todas testadas por mim, minha família e meus amigos. Nós convidamos você a experimentar as receitas, e se você quiser , deixe um feedback construtivo nos comentários. Pense neste site, compartilhando com a nossa família as suas receitas. À medida que cozinhar as receitas várias vezes, muitas vezes pensamos em melhorias e atualização das receitas. Portanto, tenha em mente que o que você vê aqui é um trabalho em progresso.

Nossa história

Toda vez que saía de casa nos finais de semana com a família, sempre acabava passando por uma livraria onde, instintivamente, procurava por livros de receitas para poder fazer pratos novos e maravilhosos – sempre com boas intenções (mesmo que raramente as cumprisse!). Eu regularmente passava os olhos por minha coleção de livros e revistas e marcava cuidadosamente cada receita que despertava meu interesse. Acabei com prateleiras lotadas de livros com post-it, e gavetas cheias de receitas recortadas de minhas revistas favoritas – tudo bem organizado.

No início de 2011, quando em uma tarde eu olhei para a minha coleção de livros de receitas e percebi que, em vez de explorar os diferentes pratos que estavam em minha coleção – eu estava cozinhando as mesmas receitas mais e mais, tomei uma decisão, eu iria parar de comprar novos livros de receitas, ou pelo menos em uma menor escala, e começar a cozinhar novos pratos.

Eu tinha acabado de fazer 38 anos então, e havia passado a maior parte de minha vida como executiva de marketing em empresas de varejo, com pouco tempo para cozinhar para a minha família, e muito menos aprender a cozinhar além do que eu tinha aprendido. Eu venho de uma família de 3 filhas, muitos primos, avós, tios e sempre gostamos de festas que invariavelmente traziam os melhores pratos de cada cozinheira da família – e pensei que documentar todas estas receitas de família junto com as receitas que tiravam o meu fôlego de minha coleção de livros e recortes seria um projeto fantástico para um blog.

Neste processo de crescimento do blog, eu amadureci aprendendo novas técnicas, explorando ingredientes desconhecidos, descobrindo a dinâmica das receitas e mantendo o controle sobre novas receitas. Espero inspirar outros cozinheiros a fazer o mesmo!

Bem, o blog CozinhaTudo que começou em 2011, floresceu e assumiu uma vida própria. CozinhaTudo agora atinge mais de 500 mil seguidores no Facebook e perto de 1/2  milhões de visitantes por mês nas páginas.

Desde o início do CozinhaTudo, todas as receitas são feitas na cozinha de minha casa em São Paulo, onde crio, exploro, experimento e escrevo minhas receitas, e minha família e amigos testam estas criações.

De onde vêm as receitas

A maioria das receitas que postamos são receitas criadas e aperfeiçoadas  por mim ou de meus interesses comuns – muitas vezes elas são de minha coleção de receitas, às vezes não – elas podem vir de um amigo ou membro da família, receitas antigas de família, de revistas ou recorte de jornal.

Quando pegamos receitas de outras fontes sempre temos o cuidado de dar o crédito a quem de direito quando podemos (às vezes é difícil quando você tem apenas um recorte). As receitas apresentadas aqui usam na maior parte das vezes ingredientes práticos, saudáveis e de fácil preparação dos alimentos. Saudáveis principalmente para as crianças quando colocamos, escondido nas receitas, verduras que ajudam a mantermos uma alimentação balanceada para as crianças, que de outra forma, não comeriam estes alimentos, que são fonte importante de vitaminas, sais minerais e outros nutrientes. Acreditamos em uma dieta variada e saudável, usando manteiga de verdade, ovos, muitos vegetais verdes , e proteína de carne, peixe , feijão e queijo.

Sobre os comentários

Os comentários são abertos nas receitas mais recentes e posts. Gostaria de pedir que, se você deixar um comentário sobre o que você acha deste site, que você não dissesse nada neste site que você não diria, como convidado, digamos, na casa de alguém. A crítica construtiva é bem vinda, já que todo conselho traz um benefício. Comentários rudes e desagradáveis não são bem-vindos e não serão aprovados por nós (que sou eu, e acompanhando suavemente o convidado com mau comportamento para fora de casa). Por favor, restrinja os seus comentários para o tópico em questão, para o benefício de todos os que possam estar lendo.

Informação nutricional

Uma característica frequentemente solicitada é fornecer as informações nutricionais (calorias, etc ) para as receitas neste site. Infelizmente, não temos nem o tempo nem a experiência para fornecer esta análise. CozinhaTudo é um reflexo da forma como preparamos a nossa comida caseira, não analisamos as informações nutricionais para fazermos alimentos saudáveis e saboros, e assim também não é feito para o site.

Fotografia

Todas as fotografias em receitas foram tiradas por Paulo Eduardo Ract, salvo indicação em contrário. As fotos tiradas por Paulo Eduardo são de direito autoral de CozinhaTudo. Em geral, eu não me importo se minhas fotos são republicados em outros sites, desde que haja um link de volta para a receita de onde a foto foi tirada, e também quanto a receita não é publicada com a fotografia. Eu mantenho o direito de retirar essa permissão, e solicitar que uma foto de meu site seja retirada de outro site, por qualquer motivo.

Sobre passeios gastronômicos e vinhos

O site evoluiu um pouco desde os primeiros dias. Agora também escrevo sobre as receitas que cruzam a minha vida , minhas viagens!

De vez em quando eu escrevo sobre pratos que cruzam a minha vida em restaurantes que vou quando estou passeando. É uma forma de catalogar minhas experiências e falar sobre os pratos que me marcaram ou por que os achei bem elaborados e harmonizados ou simplesmente por serem muito saborosos, além dos vinhos que combinam com estes pratos. A intenção é instigar meus leitores a provarem novos sabores e cores, e não simplesmente fazer uma propaganda do restaurante. Este espaço do site é aberto para que vocês façam o mesmo, desde que falem de pratos que comeram e aprovaram. Meu raciocínio é que, se gostamos de algo que é bom o suficiente para recomendar para os meus amigos, por que eu não iria recomendar aos nossos leitores?

Sobre a Emilia Lobato

Meu nome é Emilia Lobato e moro em São Paulo. Antigamente eu era uma executiva de marketing de uma empresa de varejo. Eu mantenho o facebook e o blog do CozinhaTudo, além de um facebook aberto meu. Eu posso ser alcançada através de e-mail emilia.lobato@cozinhatudo.com.br.

Sobre o CozinhaTudo

CozinhaTudo é uma marca registrada  de propriedade integral da Emilia Lobato.

Muito obrigado por visitar o CozinhaTudo !